terça-feira, 10 de março de 2009

Recôncavo baiano, o que é isso?


Trataremos nesse "post" de um assunto muito evidente em nosso cotidiano. Sempre ouvimos tanto em mídia escrita,televisiva, radiodifusão ,dentre outros meios sobre a região do Recôncavo Baiano. Até aqui nada fora do normal, mas o que significa o Recôncavo da Bahia? Por que deste nome, qual o origem do seu significado? Se você já sabe a resposta, parabéns! Se nunca ouviu falar da origem do termo "Recôncavo", então, é hora de aprender, pois o blog também é cultura e informação. Assim, explicaremos aqui um pouco da origem histórica e também sobre a dinamização do seu território ao longo dos séculos.


(Clique na imagem acima para ver ampliada)


O Recôncavo baiano é a uma Região geograficamente localizada em torno da Baía de todos os Santos, abrangendo também uma parte da Região Metropolitana de Salvador. O termo recôncavo é proveniente de seu formato côncavo, localizado no interior do estado, e na parte posterior da formação côncava da Baía de todos os Santos, Daí o termo “Re-côncavo”.

(Clique na imagem acima para ver ampliada)

______________________
¹ Recôncavo. s.m. Cavidade funda, enseada. / Gruta, antro, cavidade entre rochedos. / Bras. Nome de uma região da Bahia, que abrange os municípios da baía de Todos os Santos. (Neste caso escreve-se com maiúscula.)

Saiba mais:
http://www.ufrb.edu.br/reconcavos/pdf/brandao.pdf


Consulte também: Territórios de identidade...

http://delmanpintadense.blogspot.com/2009/02/bahia-territorios-de-identidade.html

http://www.seagri.ba.gov.br/noticias.asp?qact=view&exibir=clipping&notid=9741


18 comentários:

  1. Achei a iniciativa, interessante!!!
    E fiquei surpreso ao saber o significado do termo "RECÔNCAVO"

    Mateus =)

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é incentivador porque
    ele nos ajuda a saber mais sobre nossa cultura
    o que ocorreu no passado com os africanos
    e nos passa informação aproveitavel.
    não temos o que reclamar!

    ResponderExcluir
  3. This blog is very good!
    I understand what is a "RECÔNCAVO"

    Thank you!

    =)

    ResponderExcluir
  4. Nós achamos este blog um ótimo incentivo pra nós povos baianos nos enteressarmos cade vez mais pelas nossas origens, nao tenho nenhuma critica a faser
    a não ser dizer q é um otimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante, mas tem poucas informaçoes!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei este blog Muito interessante, Principalmente para sabermos mais Sobre as nossas origens, Como a Origem do nome Recôncavo,confesso que eu nunca me perguntei qual era o seu significcado e Fiquei Surpreso em Obter este conhecimento Importante E que Pessoas como eu Tb nunca imaginaram o seu Significado! O Blog está de Parabéns Por Passar este Conhecimento !

    ResponderExcluir
  7. parabéns aos organizadores!!!!Tenham certeza de que esse blog contribuirá bastante para o crescimento cultural e intelectual e social daqueles que o acessarem!A galera que conheceu o blog agora aproveitem o maximo e maximize-se naquilo que ninguém pode minimizar (conhecimento)!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!tá muito legal e espero que voces postem sempre mais coisas pra enrriquecer o nosso conhecimento a cerca das nossas origens!

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI MUITO DO BLOG, ELE É MUITO INFORMATIVO.
    APRENDI MUITO SOBRE O LOCAL EM QUE VIVO
    PARABÉNS
    JÔ BORGES
    SÃO FELIPE,UM PEDAÇINHO DO RECÔNCAVO

    ResponderExcluir
  10. EU AGRADEÇO SE VOCÊS PODEREM ACRESCENTAR/APROFUNDAR A QUESTÃO DA ANÁLISE ENTRE O RECÔNCAVO E A ÁFRICA. EU SOU ARGENTINA E PROFESSORA DE PORTUGUÊS LE.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  11. valeu esta va procurando isatamente esta resposta ,maravilhoso o esclarecimento parabens

    ResponderExcluir
  12. Para o bem dos baianos e dos brasileiros um blog formativo/informativo! Os baianos que perambulam na Sampa agradecem.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom este blog
    Ajudou-me bastante na elaboração do relatório do SIPGEO.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. achei muito bom , pois sou soteropolitano e n~sabia o pq de recôncavo

    ResponderExcluir
  15. gente adorei essa iniciativa de mostrar e explicar sobre o Reconcavo!!!estou pesquisando soobre o reconcavo para me apresentar na escola apesar de ñ ter tudo o q é realmente o reconvo adoooreei a explicação do nome e a primeira imformação q vou falar é a origem do nome"reconcavo"apesar de tuodo amei a iniciativa da pessoa q quis mostrar um pouco desse lugar tão lindo e maravilho q e o reconcavo parabens!!!

    ResponderExcluir